Projeto Xeque-mate

Este blog foi criado com o intuito de difundir o xadrez escolar para os alunos da E.E.E.F.M.I. Senador José Gaudêncio, situada na cidade de Serra Branca-PB. Buscamos com isso, transmitir ensinamentos básicos e despertar o interesse pela prática do xadrez propondo atividades motivadoras e desafiadoras. Divulgando inclusive as ações desenvolvidas em nossa escola.

domingo, 15 de setembro de 2013

O Tabuleiro



Ilustração 1 - O Tabuleiro de Xadrez

Todo tabuleiro de xadrez (xadrez ocidental ou internacional) é composto por 64 casas (8x8) de cores claras e negras alternadamente. A maioria dos tabuleiros é como esse da figura acima - com letras de a-h e números de 1-8 que servem de coordenadas para dar nomes às casas. Quando se dispõe de um tabuleiro assim fica fácil iniciar uma partida, mas e se você não dispõe de um tabuleiro como esse? sem as coordenadas como nos tabuleiros logo abaixo.

Ilustração 2 - Posição incorreta.
Ilustração 3 - Posição Correta.
 A primeira vista parece dar no mesmo, mas um olhar mais atento notará que um tabuleiro foi girado 90º em relação ao outro. E isso faz toda a diferença. Nesses casos o tabuleiro deverá estar com uma casa branca do canto, posicionada à direita dos jogadores como na Ilustração 3.

Agora que você já sabe como posicionar o tabuleiro, espera aprender a posicionar as peças para começar a jogar, mas vamos com calma. Você ainda deve aprender uns conceitos básicos.

O tabuleiro é formado por Colunas, Fileiras e Diagonais conforme mostra a ilustração 4 logo abaixo.

Ilustração 4 - Colunas, Fileiras e Diagonais

Colunas são as casas dispostas verticalmente, no sentido de 1 à 8.
Fileiras são as casas dispostas horizontalmente, no sentido de a à h.
Diagonais são as casas dispostas obliquamente, no sentido de a1 à h8.


Na ilustração a cima, as setas indicam apenas uma Coluna, Fileira e Diagonal, dentre todas as existentes.


Além do conceito de Colunas, Fileiras e Diagonais, devemos saber que as casa centrais delimitadas na cor vermelha e chamadas de Pequeno Centro (veja a ilustração 5) são estratégicas para o jogo e a maior parte da batalha ocorrem na disputa dessas casas, pois quem domina o centro tem um raio de ação que cobre todo o tabuleiro. As casas delimitadas na casa preta e chamadas de Grande Centro (veja a ilustração 5), também são estratégicas, em menor grau, mas ainda assim são importantes quando não se pode ocupar o pequeno centro.


Ilustração 5 - Pequeno Centro e Grande Centro.

E para finalizar esse post, vamos identificar o nome de cada casa, com base na intercessão entre as colunas e fileiras. Na ilustração 6 temos uma casa em destaque. Essa cada situa-se na coluna e e na fileira 4, logo o nome dela é e4.
Ilustração 6 - Casa e4


E assim é com todas as outras 63 casa,s conforme a Ilustração 7, logo abaixo.

Ilustração 7 - Nome das Casas

No próximo post aprenderemos o nome das peças e seus respectivos movimentos. Então... vem comigo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário